Blogger Template by Blogcrowds

.

Pendragon (filho de dragão) era o título dado ao rei com mais influência e poder na antiga Britânia.
Segundo a lenda, evocada por exemplo na obra "As Brumas de Avalon", Uther Pendragon era o pai de Arthur e era da linhagem de Avalon.
Uther, Grande Rei da Britânia, foi nomeado Pendragon pelas tribos bretãs pagãs (não-cristãos), através de um ritual.
Pendragon, como era conhecido Uther, Rei da Dumnonia e Grande Rei da Britânia, era um título cedido aos grandes reis e mais influentes entre as cidades e reinados da Britânia. Título passado de tempos em tempos, não possuia vínculo familiar ou sucessão de parentesco, pois quem determinava sua nomeação eram os druidas. Com grande influência na era antiga da Grã-Bretanha, os druidas eram respeitados e reverenciados pois eram considerados conhecedores profundos das magias e espíritos antigos. Por mais que o cristianismo estivesse invadindo a Britânia, trazido pelos romanos, a religião pagã continuava exercendo influência por todas as tribos, muitas vezes não importando sua religião ou fé.
O termo Pendragon possui alguns significados, os quais variam devido a opinião de alguns historiadores, porém, os significados mais conhecidos são "Cabeça de Dragão" ou "Dragão Vermelho"(o qual, no último significado, era bem expressado na bandeira que representava o brasão de Uther).
Por mais que as opiniões sejam adversas, um fato é considerado unanimidade entre os estudiosos: a palavra Dragão encontrada no termo, significa poder e soberania acima de todos os outros reinos.
Muitas guerras e revoltas eram travadas no intuito de unificar ou dividir ainda mais a antiga Britânia, dependendo apenas do reinado que for citado. Entre os exemplos de reinos que queriam a unificação, nós temos Dumnonia, Benoic (do Rei Ban) e Gwent (do Rei Tewdric), e como separatistas nós temos como exemplo Powys (do Rei Gorfyddyd) e Silúria (do Rei Gundleus).
Conta a história que Gundleus, Rei da Silúria e aliado de Gorfyddyd, matou a cunhada de Arthur no intuito de provocar uma guerra e se tornar o novo Pendragon, pois Uther, encontrava-se morto.
Muitas versões da palavra Pendragon ou Dragão Vermelho são encontradas no decorrer da história, não só no mundo ocidental, mas também no oriente, como na China Antiga.

Na Série Adventura Ex Littera, o termo é para os reis humanos numiarianos, pois o mundo é governado por elfos e fadas, mas foi dado aos humanos 12 reinos para que fossem governados. Com o tempo, o Pendragon Garner usurpou os demais reinos, tornando-se muito poderoso, acabando com os reinos aliados.
Atualmente, apenas dois Pendragons vivem... Por enquanto!

2 Comments:

  1. Paul Law said...
    Alec, saber mais sobre o mundo mágico é sempre bom. Você sempre se preocupa em nos orientar.

    Um abraço, amigo.
    Alec Silva said...
    Escrever alta fantasia é desenvolver uma enciclopédia inteira...

    E os leitores merecem saber sobre o mundo que estou criando, não?


    Abraços.

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Licença Creative Commons
A obra "A Fábula Inacabada" de Alec Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em afabulaoficial.blogspot.com.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem estar disponíveis em http://afabulaoficial.blogspot.com/.

Outros Textos Meus

divulgar textos | publicar artigo